Com a relativização das medidas sanitárias no país devido à vacinação em larga escala da população contra a COVID 19, a HF Sementes pôde voltar a realizar um de seus projetos mais promissores e que tem por objetivo criar um ambiente de diálogo e discussão, além de levar informações de suma importância para os produtores locas: o Dia de Campo.

Iniciando os projetos de Dia de Campo, este ano teve como foco a região norte de Minas Gerais, mais precisamente na cidade de Taiobeiras. O tema abordado foi a introdução de uma nova espécie de tomate, o Tomate Landall da Syngenta Vegetais, com foco nas vantagens de associação do plantio da cultura com manejo nutricional dos produtos oferecidos pela SQM Vittas.

Como é de conhecimento geral, a cultura do Tomate é extremamente forte na região do norte de Minas Gerais, sendo o carro chefe do setor agrícola local, responsável, inclusive, por abastecer mercados importantes do país, como os de São Paulo/SP e o de Belo Horizonte/MG.

O evento contou com palestras dos engenheiros agrônomos Matheus Aguiar da HF Sementes e Leonardo Pereira da SQM Vitas, e foram discutidas as vantagens fisiológicas apresentadas pelo Tomate Landall da Syngenta. O fruto, mais resistente a pragas, apresenta um formato mais arredondado e é comumente conhecido como “tomate salada”, já que é muito utilizado na elaboração do prato.

A palestra também apontou para a importância da utilização de produtos corretos no manejo nutricional da planta, apresentando opções de melhor qualidade e custo benefício no mercado de fertilizantes, da linha da SQM Vitas: a linha de nutrição da Nutrissistem. O objetivo foi demonstrar de forma prática os resultados obtidos com a utilização nutricional adequada e aplicação de fertilizantes que contenham menos “sal” na formulação, demonstrando para o produtor os resultados diretos na lavoura.

Os ensaios mostraram que as plantas que foram tratadas com a “calda nutricional” da SQM Vitas, apresentaram um menor distanciamento entre as pencas da fruta por planta e assim mais frutos por planta. Assim, demonstrou-se que o manejo correto levará uma aumento da produtividade por hectare plantado.

Aliado a isto, os produtos da linha de nutrição não possuem sal na formulação, levando a menor absorção de água pela planta, o que gera frutos com menos água, mais massa e por conseguinte, maior peso e maior tempo e prateleira pós-colheita, aumentando-se o valor de mercado do produto.

Ao longo do evento, foram tiradas dúvidas e apresentadas várias soluções para os problemas apesentados pelos produtores, além de que foi proporcionado uma ambiente de troca de informações entre todos.

O evento foi marcado pela participação de vários produtores da região, e ao final das discussões, foi realizada um coffee break entre os participantes.

Por HF Sementes

Deixe uma resposta